Extensão de arquivo MIM é mais comumente associado a arquivos Multi-Purpose Internet Mail Extension (MIME), que são usados quando os anexos são enviados por e-mail. Os arquivos MIM são baseados em um método padrão de codificação de mensagens, que permite que os e-mails contendo anexos sejam interpretados e exibidos de maneira adequada pela maioria dos clientes de e-mail populares.
Os arquivos MIM e MIME são iguais, com a única diferença sendo a extensão de arquivo abreviada. Quando um e-mail é composto de arquivos anexados, eles são adicionados a um arquivo MIM, que é essencialmente um contêiner padrão usado para enviar anexos pela Internet. Após o recebimento, o conteúdo do arquivo MIM é extraído automaticamente pelo cliente de e-mail do destinatário para revelar os anexos. Na maioria das circunstâncias, o arquivo MIM nunca é visto pelo usuário, pois a maioria dos clientes de e-mail oferece suporte total ao padrão MIME.
O contêiner MIM permite que e-mails e anexos que incluem dados de 8 bits sejam enviados pela Internet, como mensagens de e-mail contendo conjuntos de caracteres não ocidentais. Além disso, os arquivos MIM são simplesmente arquivos compactados, portanto, podem ser abertos manualmente se o cliente de e-mail do destinatário não oferecer suporte a anexos MIME. No entanto, o conteúdo de um arquivo MIM não pode ser determinado sem primeiro ser aberto e deve ser verificado com um software antivírus atualizado antes da abertura, pois pode conter malware, como vírus ou spyware.
Na maioria dos casos, a abertura de arquivos MIM será feita automaticamente por um aplicativo de e-mail como o Microsoft Outlook ou Mozilla Thunderbird, que exibirá a mensagem original junto com quaisquer anexos em seu formato original. No entanto, se necessário, um arquivo MIM pode ser aberto e os anexos originais extraídos usando uma ferramenta de arquivamento como Corel WinZip ou Smith Micro StuffIt ou Expander, o último dos quais está disponível para Windows e Mac.