A extensão de arquivo V64 é usada em arquivos criados pelo Doctor V64, um aplicativo usado para duplicar e salvar dados do console de jogos Nintendo 64. Ele também está associado à extensão do arquivo Z64, que também é usado pelo Doctor V64. Os arquivos são frequentemente reconhecidos como imagem de ROM "byteswapped" despejada, considerando o processo envolvido. Os arquivos que utilizam esta extensão são válidos para execução em várias plataformas de sistema operacional. Isso inclui computadores formatados com Mac e Windows, dependendo dos requisitos do aplicativo instalado.
Doctor V64 foi projetado pela Bung Enterprises Ltd em 1996 como uma alternativa de baixo custo para o caro PC64 Development Kit usado para desenvolver jogos e criar backups de cartuchos do Nintendo 64.
O sucesso do Doctor V64 levou ao lançamento de uma máquina mais acessível em dezembro de 1998, o Doctor V64 Jr. que executa uma funcionalidade semelhante. Não apenas capturou a atenção dos desenvolvedores e fabricantes de software, mas também de meros usuários da Nintendo. Infelizmente, isso se tornou uma ameaça para a Nintendo que eles tiveram que executar as medidas necessárias para interromper a fabricação e venda do produto.
Questões legais foram enfrentadas pelo fabricante do Doctor V64 quando seu produto começou a chegar ao mercado internacional. Em vez de usar a máquina para criar cópias de backup de arquivos legítimos da Nintendo, ela foi usada por muitos desenvolvedores e entusiastas para produzir cópias piratas. A modificação básica da máquina, incluindo a atualização do BIOS, permite que ela execute mais do que a funcionalidade pretendida.
Existem vários aplicativos que podem ser usados para abrir arquivos V64. Esses aplicativos são comumente tratados como emuladores N64 ou emuladores Nintendo 64, ou simplesmente, pacotes de software que podem executar programas projetados para outros sistemas, como consoles de jogos e várias máquinas de computação. Aplicativos como N64emu, Mupen64, TrueReality e Sixtyforce são alguns emuladores que podem ser instalados em um sistema Mac.
Por outro lado, aplicativos como Project64, Nemu64, TR64, TrueReality, Daedalus e UltraHLE são emuladores baseados no Windows que podem ser usados para acessar arquivos V64. Alguns desses aplicativos requerem o uso de módulos de memória de última geração para produzir uma saída de melhor qualidade.