Os arquivos que contêm a extensão de arquivo V2 são geralmente associados ao aplicativo Microsoft Live Messenger IM. Os usuários podem usar este aplicativo de mensagens instantâneas para "bater um papo" online em tempo real com seus contatos online. Com esta aplicação, o utilizador também pode partilhar vídeos e imagens com os seus contactos online e integrar o programa com as redes sociais a que pertence.
Os arquivos V2 podem conter arquivos de dados e logs de eventos para o aplicativo Live Messenger. Esses são arquivos de dados genéricos usados pelo aplicativo Live Messenger IM. Os arquivos V2 usados por este programa são normalmente armazenados em um formato de arquivo baseado em texto.
Após clicar duas vezes no ícone do arquivo desconhecido, o sistema deve abri-lo no software padrão que o suporta. Se isso não acontecer, baixe e instale o software Windows Live Messenger e, em seguida, associe manualmente o arquivo a ele. É importante destacar que o Windows Live Messenger já está desabilitado e substituído pelo Skype, sendo na época um cliente de mensagens instantâneas de propriedade da Microsoft e projetado para funcionar em PCs com Microsoft Windows, dispositivos móveis com Windows Phone, iOS e Android, entre outros . O Windows Live Messenger fazia parte do pacote de software Windows Essentials, até ser descontinuado.
Geralmente, abrir e trabalhar com um arquivo V2 pode ser inconveniente porque o único software que o registra foi descontinuado. No entanto, se você instalou o software (com patches) e ainda não consegue abrir o arquivo, você pode ter uma (ou mais) das seguintes possibilidades:
Conforme mencionado acima, os arquivos com extensão V2 pertencem a um software já desabilitado e descontinuado, portanto, muitos transtornos podem ocorrer ao tentar abrir e operar um arquivo desta natureza.