A extensão de arquivo SQM é mais comumente associada a um arquivo de Métricas de Qualidade de Software e é gerado por vários aplicativos da Microsoft, principalmente o Windows Live Messenger. Embora menos comum, a extensão do arquivo SQM também é usada para denotar o arquivo de missão salvo do Operation Flashpoint.
Os arquivos SQM são mais comumente arquivos de log criados por aplicativos da Microsoft. Eles são usados para armazenar uma variedade de dados, incluindo o uso do aplicativo, problemas de desempenho e informações de depuração criadas pelo encerramento inesperado de um aplicativo. Esses dados podem ser enviados à Microsoft pelo usuário como parte do Programa de Aperfeiçoamento da Experiência do Usuário (CEIP), que é então usado para desenvolver aplicativos e corrigir bugs de software. Embora os arquivos SQM sejam usados para registrar a atividade do aplicativo, nenhuma informação sensível é armazenada. Também é possível cancelar o programa quando um aplicativo é instalado ou executado e, neste caso, nenhum dado é registrado.
Os arquivos SQM são mais comumente encontrados na raiz da unidade do sistema operacional, que para a maioria dos usuários é C :, ou na pasta Application Data na pasta Documents and Settings do usuário. Eles seguem a convenção de nomenclatura sqmnoopt00.sqm, com os dois últimos dígitos aumentando com a criação de cada novo arquivo. Os arquivos SQM têm o atributo de arquivo oculto, portanto, na maioria das circunstâncias, não serão vistos e também não contêm informações legíveis por humanos, portanto, não devem ser abertos em um editor de texto.
Os arquivos SQM do Microsoft Software Quality Metrics são um formato proprietário e não podem ser abertos. Eles são projetados para fornecer logs de aplicativos à Microsoft com o objetivo de fornecer comentários e relatórios de erros e só podem ser usados pela Microsoft após seu envio como parte do CEIP. Os arquivos SQM relacionados à Operação Flashpoint podem ser carregados de dentro do jogo para restaurar uma missão salva.