Extensão de arquivo FNT é mais provável de ser vista em arquivos de fonte convencionais usados especificamente por vários sistemas operacionais Windows. As versões recentes do Windows não usam o mesmo padrão de portabilidade e flexibilidade. Em vez disso, as versões posteriores são enviadas com os formatos TrueType (. File extension TTF) e OpenType (. File extension OTF) substituindo o padrão antigo.
Os arquivos FNT eram amplamente usados em sistemas operacionais anteriores ao Windows XP. O Windows 2.0, Windows 3.0 e Windows 95 são conhecidos por conter esse tipo de arquivo que os aplicativos de escritório e binários podem usar para fornecer várias opções de fonte. Uma desvantagem comum ao usar arquivos FNT para gerar opções de fonte é o arquivo impresso. As fontes podem não parecer semelhantes ao que é exibido na tela do computador quando impressas.
Existem poucos aplicativos que ainda oferecem suporte ao uso de arquivos FNT. Isso inclui o popular software de criação de discos, Nero Burning ROM. O aplicativo possui um único arquivo FNT denominado CDI_TEXT.FNT. Este arquivo é armazenado na própria pasta do Nero em vez de ser adicionado à pasta de fontes do Windows, onde a maioria dos arquivos de fontes são armazenados. Além disso, a instalação de um arquivo FNT nas pastas de fontes do Windows XP e versões posteriores pode não funcionar. Este pode ser o motivo pelo qual o Nero tem seu próprio FNT armazenado em uma pasta separada. Também é possível alterar um sufixo de arquivo FNT para FON sem alterar o conteúdo, a fim de ficar em conformidade com os padrões mais recentes usados por sistemas operacionais Windows mais recentes.
Existem apenas algumas ferramentas e aplicativos que podem ser usados para gerar arquivos FNT. Além da estrutura central do sistema operacional Windows mais antigo, um editor de fontes de terceiros que tem a capacidade de abrir e editar arquivos de fontes pode ser instalado em um sistema. O programa VSoft FontEdit pode ser usado para editar o conteúdo de um arquivo de fonte e alterar as propriedades da fonte quando usado. Outro software de gerenciamento de fontes também pode abrir FNT, mas com recursos limitados.
O Windows também lançou uma ferramenta que usuários de computador inclinados podem usar para modificar, criar e abrir arquivos FNT. É necessário um entendimento completo de como o sistema Windows funciona ao tentar criar ou modificar arquivos FNT. O Windows 3.x Font Editor, lançado no Microsoft Windows Software Development Kit 3.0, pode ser usado por indivíduos experientes em computador para fazer experiências com arquivos FNT. O uso deste aplicativo requer um arquivo FNT existente como o arquivo base e uma DLL onde o novo arquivo de fonte será vinculado e usado pelo sistema. VGASYS.fnt é compactado junto com o kit de desenvolvimento para ser usado como arquivo base.