A extensão do arquivo APE é mais comumente associada a arquivos de som ou música compactados com Monkey's Audio, um algoritmo de compactação de áudio sem perdas. Embora menos comum, a extensão do arquivo APE também é usada pelo Advanced Visualization Studio (AVS), um plug-in visual Winamp de terceiros.
Ao contrário da maioria dos algoritmos de compressão de áudio, o Monkey's Audio não tem perdas, o que significa que os arquivos que usam o formato mantêm toda a qualidade do original. Além da vantagem de áudio de alta qualidade em tamanhos de arquivo menores, os arquivos APE também podem ser convertidos de volta ao formato original sem qualquer perda. Como outros formatos de áudio compactado, os arquivos APE também oferecem suporte para detecção e marcação de erros, o que significa que informações como artista e título da música podem ser anexadas ao arquivo. O codificador de áudio do Monkey está disponível gratuitamente, o que significa que qualquer desenvolvedor de software pode produzir software que produza arquivos de áudio APE.
A maioria dos formatos de compressão de áudio populares, como File extension MP3, File extension WMA e File extension OGG Vorbis são conhecidos como com perdas. Isso significa que durante o processo de conversão, as informações são descartadas para reduzir o tamanho do arquivo por meio de uma técnica conhecida como codificação perceptiva. A teoria por trás da codificação perceptual é que nem todos os sons são percebidos pelo ouvido humano e, como essa informação não é necessária para produzir uma reprodução fiel da trilha de áudio original, ela pode ser descartada para reduzir o tamanho do arquivo resultante . Embora isso não afete adversamente a qualidade do som, essas informações são perdidas para sempre e não podem ser restauradas caso o arquivo seja convertido de volta ao formato original.
O Áudio do Monkey pode ser usado para abrir arquivos APE e convertê-los para outros formatos. Muitos outros reprodutores de mídia também podem ser usados para abrir arquivos APE com o codec apropriado, como Winamp, JMAC, Media Monkey e Windows Media Player com a adição de um pacote de codecs como K-Lite ou Combined Community Codec Pack.