A extensão do arquivo TAR é mais comumente associada a um arquivo descompactado criado pelo utilitário tar e é mais freqüentemente encontrada em sistemas operacionais baseados em UNIX. Os arquivos TAR são geralmente usados em conjunto com outro utilitário, como GZIP ou BZIP, que será usado para compactar o arquivo e reduzir o tamanho do arquivo.
Os arquivos TAR foram desenvolvidos originalmente para uso com sistemas de backup sequencial, como fita. Embora isso permita a criação de arquivos TAR a partir de qualquer fluxo de entrada de dados, isso significa que a extração de arquivos individuais é lenta, pois todo o arquivo deve ser lido. Os arquivos TAR, também conhecidos como tarballs, são comumente usados para fins de backup ou para empacotar arquivos para distribuição e manterão o arquivo original e a estrutura de pastas depois de extraídos. Normalmente, os arquivos TAR são compactados usando um utilitário adicional, como gzip ou bzip para economizar espaço, e terão um File extension TGZ ou File extension TBZ extensão de arquivo. Isso significa que o arquivo é um pacote que foi criado com o utilitário tar e compactado usando gzip ou bzip2. Eles são equivalentes aos arquivos ZIP ou RAR encontrados comumente em sistemas Windows.
Os arquivos TAR são simplesmente um pacote de arquivos e uma estrutura de pastas e, como tal, podem ser usados para armazenar dados de qualquer tipo. Normalmente, os arquivos TAR contêm backups de dados ou aplicativos que foram empacotados para distribuição em uma rede e, embora os arquivos em um arquivo não sejam executados na extração, deve-se ter cuidado ao abrir arquivos de fontes desconhecidas, pois o conteúdo pode ser potencialmente malicioso. Além disso, arquivos criados de maneira inadequada ou mal-intencionada, às vezes chamados de tarbombs, podem despejar arquivos no diretório atual ou sobrescrever arquivos importantes em outros diretórios na extração. Isso pode ser inconveniente na melhor das hipóteses ou, na pior das hipóteses, destrutivo se os arquivos-chave forem sobrescritos, que é outro motivo para ter cuidado ao abrir arquivos TAR de fontes desconhecidas.
Você pode abrir arquivos TAR com a maioria dos utilitários de arquivamento, como WinZip, 7-Zip, WinACE e Stuffit, o último dos quais está disponível nas plataformas Windows e Mac. Alternativamente, um arquivo TAR pode ser extraído em qualquer sistema baseado em UNIX a partir de um prompt de shell usando tar -xf, que irá restaurar a estrutura original do arquivo e da pasta. Como alternativa, tar -tf pode ser usado, o que exibirá os caminhos para os quais os arquivos e pastas serão extraídos. Isso pode ser usado para identificar se o conteúdo de um arquivo é malicioso ou pode causar um problema ao substituir os arquivos existentes.
Typical TAR application file locations:
- C:\Program Files (x86)\WinRAR\WinRAR.exe "%1"
- "C:\Program Files\WinRAR\WinRAR.exe" "%1"
Frequently used application names to open TAR files:
Frequently associated Windows objects:
- WinRAR