A extensão de arquivo QXD é comumente associada aos arquivos criados com o QuarkXPress versão 5 e seus predecessores. O aplicativo pode ser usado para criar layouts complexos para impressão e é semelhante aos produtos da Adobe. Ele pode ser instalado em várias plataformas de sistemas operacionais, como Mac e Windows. No entanto, existem certos requisitos de sistema antes que o aplicativo possa ser instalado em um sistema.
O QuarkXPress é criado pela Quark, Inc. que possui o produto até hoje. Tudo começou em 1987 quando a primeira versão, o QuarkXPress 1, foi desenvolvida exclusivamente para suporte a Mac. Mais tarde, em 1992, o primeiro aplicativo QuarkXPress 3.1 compatível com Windows foi lançado. QXD foi usado como a extensão de arquivo padrão para arquivos criados com QuarkXPress versão 5 e inferior, mas foi alterado para QXP após o lançamento da versão 6.
Existem várias extensões de arquivo associadas com links para o aplicativo. Os arquivos QXD são chamados de documentos QuarkXPress, File extension QXT é o modelo de documento, File extension QPT é um modelo de projeto, File extension QDT é o dicionário, File extension QXB é para livros, File extension XTG é para tags XPress e File extension QXL é para a biblioteca. Mesmo com as versões mais recentes, a maioria dos usuários continua a aderir aos aplicativos mais antigos com a extensão QXD padrão.
Markzware é um aplicativo muito popular usado por milhares de usuários do QuarkXPress para resolver QXD danificados ou quebrados e outros arquivos relacionados ao QuarkXPress. A versão do produto Markzware necessário depende da versão do QuarkXPress usada ao criar o documento. O Microsoft Word também pode ser usado para abrir arquivos QXD corrompidos, especificamente aqueles que foram criados com a versão 4.1, mas algumas imagens e formatação podem não estar disponíveis.
Semelhante a outros aplicativos, o QuarkXPress não é capaz de abrir e salvar alguns arquivos criados com versões anteriores. Existem também versões que salvam arquivos automaticamente com suas extensões compatíveis correspondentes. Como alternativa para aplicativos que precisam abrir arquivos mais antigos, é recomendável procurar um software compatível em vez de tentar abri-lo com o aplicativo mais recente. Renomear um arquivo pode danificá-lo e não é recomendado.