Extensão de arquivo OPS está principalmente associado aos arquivos criados por aplicativos do Microsoft Office para armazenar informações do usuário para seus aplicativos. OPS é derivado das iniciais de Configurações de Perfil do Office. Ao contrário de outros arquivos projetados pela Microsoft que armazenam informações e configurações do sistema, os arquivos OPS são nativos apenas para a plataforma do PC. Os arquivos são aplicáveis apenas para uso em sistemas Windows por meio de aplicativos especificados da Microsoft.
O Assistente de Perfil do Microsoft Office é um aplicativo usado para conter as configurações dos usuários para produtos do Microsoft Office. Esse processo é essencial quando o usuário precisa importar as configurações atuais do aplicativo para um computador diferente. Ele permite consistência com a configuração do aplicativo de sistema para sistema.
Após a instalação do aplicativo Microsoft Office, os arquivos Reseto10.ops e PROFLWIZ.EXE são adicionados diretamente à pasta Microsoft Office Office10 na pasta Arquivos de programas do sistema. Esta pasta contém os arquivos executáveis de destino usados para iniciar os aplicativos do Office. Executar a opção "Detectar e reparar" em qualquer aplicativo do Office executará o pacote PROFLWIZ.EXE e obterá informações do arquivo Reseto10.ops padrão.
Os arquivos de configuração do usuário com extensão OPS podem ser visualizados usando aplicativos desenvolvidos pela Microsoft. Isso inclui o Assistente de Perfil do Microsoft Office, que é instalado automaticamente quando um usuário instala o Office Resource Kit com o nome de arquivo OPSView.exe. O Assistente de Perfil do Microsoft Office pode ser acessado em um computador host por meio do comando PROFLWIZ.EXE. Abrir o PROFLWIZ.EXE a partir do menu "Executar" requer a alteração das variáveis de ambiente de um sistema. Um usuário também pode simplesmente acessar as Ferramentas do Microsoft Office XP Resource Kit no Menu Iniciar para iniciar o aplicativo.
O OPS File Viewer (OPSView.exe) pode ser baixado no site do fabricante. Este aplicativo permite que os usuários visualizem as alterações feitas pelo OPS em um computador host. A saída criada pelo aplicativo OPSView.exe é convertida em um documento de texto no aplicativo Notepad.exe, que é instalado automaticamente em sistemas que executam o Windows.