Extensão de arquivo OMA é usada para identificar arquivos de áudio criados por meio do formato de música Sony OpenMG. Os arquivos OMA são criptografados e estão em conformidade com o formato Adaptive Transform Acoustic Coding (ATRAC), uma compressão de áudio patenteada projetada e usada pela Sony. A extensão OMA é semelhante à extensão OMG, que também foi desenvolvida pelo mesmo fabricante. Os arquivos que usam esta extensão podem ser abertos em plataformas de sistema operacional, incluindo Windows, Mac e Linux.
A popularidade da ATRAC deu à Sony uma vantagem com sua tecnologia. Vários produtos Sony, incluindo o MiniDisk, popularizado e vendido ao público no início de janeiro de 1992, estão usando a compactação ATRAC para armazenar dados criptografados.
Os arquivos OMA eram usados para serem acessados por meio da loja de música online da Sony, popularmente conhecida como CONNECT Music Store. Apesar do sucesso obtido de milhões de usuários nos Estados Unidos e na Europa, o serviço foi descontinuado em 31 de março de 2008. Em linha com o fechamento da Connect Music Store, a Sony lançou um novo site chamado bandit.fm.
OMA são arquivos protegidos fornecidos por gerenciamento de direitos digitais (DRM) da Sony. O DRM limita o uso do produto por dispositivos sem proteção de direitos autorais imposta. No entanto, existem vários aplicativos projetados e vendidos no mercado que vão contra esse propósito. Esses aplicativos removem as restrições de DRM, tornando um produto disponível para replicação não autorizada, violando assim seus direitos autorais.
Existem muitos aplicativos desenvolvidos para converter arquivos OMA em outros formatos, como File extension MP3, File extension WAV, File extension WMA e File extension AAC. WMAConvert está entre os aplicativos mais populares usados na conversão de arquivos OMA em vários formatos. Pode ser instalado em ambiente Windows. Este está entre os outros aplicativos projetados para remover a proteção DRM em arquivos criptografados. Depois de convertidos, os arquivos serão aplicáveis para uso em reprodutores que não implementem restrições de DRM.
Os aplicativos e dispositivos nativos da Sony podem abrir e processar arquivos OMA. Isso inclui o SonicStage cuja versão posterior foi projetada para remover a proteção DRM de alguns arquivos. No entanto, as cópias da licença são excluídas para tal processo preservando seus direitos autorais. Outros produtos incluem Blaze Media Pro e Sony SonicStage.