A extensão de arquivo ODP é o sufixo padrão gerado pelo aplicativo Impress do OpenOffice.org. O Impress é um aplicativo de apresentação semelhante ao PowerPoint da Microsoft cujos arquivos são compostos por slides que podem conter imagens, textos, gráficos e arquivos de áudio essenciais para uso na apresentação de relatórios. Ele pode ser executado em ambiente de plataforma cruzada, tornando-o adequado para instalação em sistemas que implementam diferentes padrões. Isso inclui máquinas rodando com Windows, BSD, Mac, Solaris e Linux.
Além disso, um recurso adicional do Impress que o torna vantajoso entre outros aplicativos de apresentação é o suporte para converter arquivos ODP nativos em arquivos SWF (comumente chamados de arquivos flash) que podem ser incorporados em aplicativos baseados na web. Distribuído sob GNU Lesser General Public License como código aberto, o aplicativo é gratuito para download por qualquer pessoa.
O projeto OpenOffice foi iniciado pela Sun Microsystems como uma resposta à crescente demanda por aplicativos de escritório gratuitos. Hoje, existem vários aplicativos compatíveis com o formato OpenDocument. Estes incluem KOffice, NeoOffice, SoftMaker Office e Zoho. Como código-fonte aberto, qualquer usuário pode modificar o código-fonte para aprimorar o aplicativo e, posteriormente, publicar suas cópias modificadas para consumo público.
O ODP está entre os filhos do formato OpenDocument, que inclui ODT para processamento de texto, ODS para planilhas, ODB para bancos de dados, ODG para gráficos e ODF para expressões matemáticas. As especificações do formato foram criadas pela Sun Microsystems, no entanto, o padrão atual foi aprimorado e desenvolvido pela Organização para o Avanço dos Padrões de Informação Estruturada (OASIS) por meio de seu Open Office File extension XML Divisão da Comissão Técnica.
Apesar da popularidade do aplicativo, alguns grandes nomes da indústria de software ainda precisam desenvolver aplicativos que possam renderizar arquivos ODP. Essas empresas incluem o Google, cuja instalação de armazenamento on-line, o Google Documents, atende a outros formatos OpenDocument, incluindo ODT e ODS, mas não ODP.
Além disso, os arquivos ODP podem ser abertos e editados em aplicativos cujos padrões estejam em conformidade com o formato OpenDocument. O aplicativo Impress que acompanha o StarOffice da Sun Microsystems também pode renderizar arquivos ODP de maneira semelhante ao Impress do OpenOffice. Os dois aplicativos podem parecer confusos, mas na verdade são programas diferentes que usam padrões semelhantes.
Ultimamente, a Microsoft adotou o formato OpenDocument em seus aplicativos de escritório recém-lançados, o Microsoft Office 2007 Service Pack 2. Isso significa que os documentos criados por meio de aplicativos compatíveis com OpenDocument, incluindo o Impress do OpenOffice, agora podem ser acessados e visualizados por meio de aplicativos do Microsoft Office, além de seu suporte de seu próprio formato proprietário.
Se você baixou um arquivo ODP no dispositivo Android, pode abri-lo seguindo as etapas abaixo:
Para abrir o arquivo ODP no dispositivo iOS, siga as etapas abaixo:
Typical ODP application file locations:
- "C:\Program Files\Microsoft Office\Office14\POWERPNT.EXE" "%1"
Typical ODP mime types:
- application/vnd.oasis.opendocument.presentation
Frequently used application names to open ODP files:
Frequently associated Windows objects:
- PowerPoint.OpenDocumentPresentation.12