A extensão de arquivo NT é normalmente usada por alguns arquivos de sistema da Microsoft executados em sistemas operacionais baseados em Windows NT. Dois arquivos comuns que podem ser encontrados em sistemas baseados em NT são CONFIG.NT e AUTOEXEC.NT. Apesar de serem arquivos essenciais do sistema, ambos os arquivos não possuem a propriedade oculta quando comparados com suas contrapartes CONFIG.SYS e AUTOEXEC.BAT.
Na maioria dos sistemas baseados no Windows, CONFIG.NT e AUTOEXEC.NT podem ser encontrados nos diretórios C: WINDOWSsystem32 ou C: WinntSystem32. Para máquinas Windows NT, esses arquivos são carregados durante a inicialização para chamar outras funções e scripts necessários para carregar totalmente a máquina.
Como qualquer outro arquivo de sistema da Microsoft, não é recomendável editar e excluir arquivos .NT. Esses são componentes essenciais de um sistema baseado em Windows e são necessários para permitir que o sistema operacional funcione normalmente. Alterar dados confidenciais no arquivo pode causar comportamento indesejado de um sistema que pode resultar em arquivos corrompidos ou indisponibilidade total do sistema operacional.
Nenhuma ameaça conhecida é feita por arquivos .NT presentes em um sistema. No entanto, há casos que exigem a modificação do arquivo CONFIG.NT para resolver problemas que envolvem o uso de aplicativos baseados no MS-DOS. Isso inclui a execução de um aplicativo baseado no Windows de 16 bits. A seção da máquina NT Virtual DOS (NTVDM) do sistema pode não ser capaz de conter e executar aplicativos de 16 bits corretamente, uma vez que os arquivos do NT estão corrompidos ou ausentes.
O arquivo CONFIG.NT corrompido ou excluído resultará em um erro no processo. Isso pode ser resultado de uma atualização do sistema operacional ou de uma infecção causada por algum malware. Reparar o sistema substituindo arquivos corrompidos é recomendado como a melhor alternativa para resolver esse problema.
Os arquivos com esta extensão podem ser abertos por aplicativos de criação de documentos desenvolvidos pela Microsoft, como o Word, ou aqueles que estão em conformidade com os padrões abertos, como o Writer do OpenOffice.org. Existem também outros aplicativos binários, incluindo o Bloco de notas e o WordPad, que podem ser usados para abrir arquivos do NT. Basicamente, um arquivo NT pode conter uma série de caracteres alfanuméricos legíveis por humanos.