Extensão de arquivo MSO é mais comumente associada a um anexo de e-mail embutido enviado por meio do Microsoft Word 2000 e contém informações necessárias para exibir o arquivo anexado na mensagem de e-mail. Embora menos comum, um arquivo MSO também pode se referir a um arquivo de referência de macro do Microsoft Office, um objeto MathScript ou um Módulo MedleySound.
Quando um e-mail em HTML é composto e contém um anexo embutido do Microsoft Word 2000, um arquivo adicional chamado Oledata.MSO é criado, o qual contém as informações necessárias para processar o anexo em seu aplicativo original. Se o destinatário abrir o e-mail no Microsoft Outlook, o anexo MSO adicional não será visto, a mensagem de e-mail será exibida corretamente e todos os anexos do Microsoft Office poderão ser exibidos corretamente no aplicativo em que foram criados. No entanto, se o destinatário for usando um cliente de e-mail alternativo que não é compatível com os e-mails HTML do Outlook, eles verão o arquivo Oledata.MSO como um anexo adicional. Embora os arquivos MSO possam ser abertos usando qualquer visualizador de texto, eles são codificados, portanto, não podem ser entendidos ou editados e não contêm informações úteis para o usuário. Além disso, modificar o conteúdo do arquivo ou excluí-lo pode tornar o documento do Microsoft Word anexado inutilizável, portanto, não deve ser removido.
Os arquivos de referência de macro do Microsoft Office também usam a extensão de arquivo MSO e são criados quando os documentos criados no Microsoft Office são salvos como páginas da web para armazenar links para macros e outros objetos incorporados. Eles também são codificados e não contêm informações úteis para o usuário, portanto, não devem ser abertos manualmente.
Os arquivos MSO que representam anexos de e-mail embutidos só podem ser abertos usando o Microsoft Outlook 2000 ou posterior ou qualquer outro cliente de e-mail compatível com anexos de documentos do Office incorporados. Os arquivos MSO produzidos pelo MathScript e MedleySound só podem ser abertos com êxito no aplicativo pretendido.