Arquivos com extensão de arquivo JSON armazenam informações estruturadas em Javascript. Os dados nos arquivos JSON são estruturados de forma a facilitar a leitura em Javascript e outras linguagens de software. De certa forma, o JSON é semelhante aos arquivos XML, mas em vez de armazenar a estrutura do documento usando tags XML, o JSON usa pares nome:valor para essa finalidade. Se você abrir o arquivo JSON, verá que a maioria de seus dados consiste em pares de strings delimitados por dois pontos. A primeira string desse par representa o nome do item de dados e a segunda string representa o valor atribuído a esse item de dados.
Além de pares de chaves e valores atribuídos, o JSON também pode armazenar matrizes de dados. Array representa um conjunto de dados agrupados por um determinado critério. Por exemplo, você pode agrupar cidade, estado, rua, número da casa em uma matriz e chamá-la de endereço. Um exemplo de tal array na notação JSON seria o seguinte.
{ "address" : { "city": "city name", "state": "state name", "street": "street name", "house number": "value"}}
No exemplo acima, "endereço" é um array que consiste em 4 elementos: cidade, estado, rua e número da casa. Portanto, se você tiver algum aplicativo que usa arquivos JSON para preencher formulários, ele poderá interpretar facilmente o arquivo JSON acima para preencher todos os campos de uma parte do endereço do formulário.
Se você quiser visualizar o arquivo JSON, basta abri-lo com qualquer editor de texto. Os arquivos JSON não são compactados e você sempre pode ver e entender o que está dentro. Para abrir arquivos JSON em um formato de exibição mais fácil de ler e visualizar, você pode usar alguns visualizadores online ou aplicativos de desenvolvimento como XCode ou Microsoft Visual Studio.
O formato de arquivo JSON suporta os seguintes tipos de dados:
Embora o número de tipos de dados pareça ser limitado, é possível expressar a maioria dos tipos de informações usados atualmente usando o formato de arquivo JSON. Você pode codificar bancos de dados inteiros usando JSON. Para alguns tipos de dados, pode não ser o mais eficaz, mas a flexibilidade e o formato de texto do arquivo JSON permitem que ele seja aberto em vários dispositivos diferentes sem conversão.
Não é possível converter nenhum tipo de arquivo JSON em CSV, pois o formato JSON permite codificar estruturas de dados significativamente mais complexas do que o formato de arquivo CSV permite. Ainda para certos casos diretos quando a conversão de JSON para CSV é possível. Para esses casos, você pode usar o conversor JSON para CSV como convertcsv.com .
Frequentemente, os arquivos JSON são entregues com tabulação e espaços removidos. É muito difícil ler as informações armazenadas no arquivo JSON nesse formato. Para corrigir esse problema, a formatação JSON pode ser aplicada. A formatação aplicará tabulação e espaçamento corretos aos elementos JSON para facilitar a leitura e a compreensão de sua estrutura. Por exemplo, você pode formatar JSON online usando a ferramenta JSON formatador .
Se você baixou um arquivo JSON no dispositivo Android, pode abri-lo seguindo as etapas abaixo:
Para abrir o arquivo JSON no dispositivo iOS, siga as etapas abaixo: