A extensão do arquivo GVP é usada como um ponteiro para vídeos baixados do Google Video Player. Esses vídeos são codificados em compressão MPEG-4 ASP junto com um fluxo de áudio MP3. GVP significa Google Video Pointer. Arquivos com esta extensão são apenas ponteiros para um arquivo de vídeo do Google (GVI) localizado nos servidores do Google. O Google Video Player pode ser executado em sistemas operacionais como Windows e Mac OS X.
A lista de reprodução baixada no computador de um usuário possui extensões GVP. Depois de reproduzido, ele se conectará a um arquivo de vídeo do Google que contém o arquivo do filme. Os vídeos oferecidos são comerciais gratuitos ou pagos e podem ser acessados visitando video.google.com.
Em 17 de agosto de 2007, o Google removeu a opção de baixar um arquivo GVI, mas manteve o download para os formatos MP4 disponíveis para iPod e PSP. Esses filmes são baseados em flash e podem ser baixados no formato FLV. Os arquivos baseados em GVI podem ser convertidos para Audio Video Interleave (AVI), que é um formato semelhante.
Além do Google Video Player, os editores de texto podem abrir o arquivo GVP para visualizar a URL ou localização direta do arquivo. Uma vez que o arquivo GVI é localizado pelo arquivo GVP, ele pode ser baixado e reproduzido em reprodutores de mídia, incluindo MPlayer e Wimpy. O vídeo flash original também pode ser reproduzido usando esses reprodutores.