A extensão de arquivo EMAIL é usada pelo Microsoft Outlook Express e é o formato usado para armazenar mensagens de e-mail quando exportadas. File extension EML e File extension MSG também são extensões válidas para este tipo de arquivo e geralmente os arquivos são tratados como arquivos de texto simples, embora também possam conter macros e anexos de e-mail e, como tal, devem ser tratados com cautela. O tipo MIME específico para esses arquivos é message / rfc822. Este formato de mensagem de e-mail é um formato padrão e aberto e é descrito detalhadamente em RFC 822 : Padrão para Mensagens de Texto da Internet ARPA disponíveis on-line (em http://www.w3.org/Protocols/rfc822 por exemplo).
Vários worms de computador de alto perfil têm usado esse tipo de arquivo para enviar cópias de si mesmos pela rede por e-mail. Esse foi um dos muitos métodos usados pelo famoso worm W32 / Nimda, por exemplo. Uma infecção pode ser determinada pela presença de vários arquivos EML abrangendo várias pastas. Essas mensagens se aproveitaram de uma vulnerabilidade na maneira como os clientes de email exibem emails em HTML por meio de um controle do Internet Explorer para executar um arquivo executável anexado incorporado ao próprio arquivo de email. Se você receber um arquivo com a extensão EML ou EMAIL, sempre execute uma verificação de vírus antes de abri-lo.
Existem vários clientes de e-mail que podem abrir arquivos EML, bem como leitores de arquivos de mensagens dedicados, como o MSGViewer Pro da Encryptomatic, que podem abrir arquivos EML e MSG. Eles também podem ser visualizados no Internet Explorer se a extensão do arquivo for alterada para MHT. As versões mais recentes do Outlook e do Outlook Express desabilitam a abertura de arquivos EML por padrão devido aos riscos de segurança associados a esses arquivos, portanto, pode ser necessário ajustar as configurações para que eles sejam abertos.