Um arquivo com extensão CBZ, assim como aqueles com extensão CBR, traz a sigla de Comic Book junto com a letra R ou Z, que basicamente indica o formato de compactação do arquivo.
Em outras palavras, o R, para a extensão CBR, refere-se ao formato de compressão RAR, enquanto o Z, para o CBZ, refere-se ao formato ZIP.
Esses formatos de arquivo foram criados especificamente para serem abertos com o aplicativo CDisplay.
CDisplay é um visualizador de arquivos de histórias em quadrinhos e utilitário de visualização de imagens sequenciais desenvolvido para Microsoft Windows, usado para visualizar imagens uma de cada vez no estilo de quadrinhos.
Isso significa que o próprio aplicativo atende aos requisitos primários dos quadrinhos, que nada mais são do que um conjunto de imagens exibidas em uma determinada ordem.
Portanto, o arquivo de extensão CBZ é um dos formatos em que encontramos quadrinhos para poder vê-los e lê-los em um ambiente digital.
Um formato que pode ser descompactado com WinZIP dependendo da extensão CBZ que contém, portanto, um grupo de imagens com todos os slides ou cenas que compõem um quadrinho.
Desta forma, o arquivo CBZ contém imagens, neste caso as páginas de uma história em quadrinhos, e que devem ser abertas com um programa projetado para ler esse tipo de arquivo e com funções especiais para melhorar a experiência de leitura de quadrinhos em nossos dispositivos.
Se você tiver muitos quadrinhos de papel disponíveis que gostaria de manter, poderá digitalizá-los facilmente e salvá-los no formato CBZ.
Para fazer isso, você deve escanear ou digitalizar cada uma das páginas que compõem o quadrinho em formato de imagem e, uma vez feito isso, teremos que compactá-las em formato ZIP.
Feito isso, teremos que alterar a extensão do arquivo que acabamos de criar e colocá-lo CBZ.
Para alterar a extensão, talvez tenhamos que dizer ao Windows para nos mostrar extensões de arquivo desconhecidas, pois ele pode estar ocultando e não podemos alterá-lo.
Para fazer isso, basta acessar as opções de pasta do sistema e indicar que mostra as extensões de tipos de arquivos desconhecidos.
Em seguida, poderemos alterar essa extensão e ter nosso quadrinho no formato CBZ.
Em geral, no Linux, já podemos ver as extensões dos arquivos, por padrão, e apenas clicando com o botão direito do mouse no arquivo, aparecerá a opção de renomear o arquivo, no qual podemos alterar a extensão para CBZ.
Como mencionado acima, um dos programas ou aplicativos gratuitos com os quais podemos abrir esses formatos de arquivo é o CDisplay.
No entanto, o CDisplay não é o único, embora seja o mais antigo.
Se você baixou um arquivo CBZ no dispositivo Android, pode abri-lo seguindo as etapas abaixo:
Para abrir o arquivo CBZ no dispositivo iOS, siga as etapas abaixo:
Extensionfile.net team was busy developing new customer service product app to help access customer service easier. Check it out on the Apple app store.