A extensão de arquivo BZ2 é encontrada mais comumente em sistemas operacionais baseados em UNIX e é usada para denotar um arquivo que foi compactado usando bzip2, um algoritmo de compactação sem perdas de código aberto originalmente lançado em 1996 pelo desenvolvedor Julian Seward.
Como a maioria dos algoritmos de compactação de dados desenvolvidos principalmente para uso em sistemas operacionais baseados em UNIX, o bzip2 não contém nenhum recurso de arquivamento e só pode ser usado para compactar arquivos únicos. Em vez disso, um utilitário de arquivamento como o tar será usado para criar um arquivo a partir de uma estrutura de arquivos e pastas antes que um utilitário como o bzip2 ou gzip seja usado para compactá-lo. Eles são conhecidos como arquivos compactados e são semelhantes em natureza aos arquivos ZIP ou RAR no Windows.
Os arquivos BZ2 contêm um nível mais alto de compactação do que outros formatos de arquivo semelhantes, como GZIP, que é obtido usando uma série de técnicas de compactação diferentes, incluindo Run Length Encoding (RLE), transformação de Burrows-Wheeler e codificação de Huffman, a última das quais também é usado para compactar dados em File extension MP3 e File extension JPEG arquivos. Esses processos são empilhados uns sobre os outros para melhorar a compactação de dados em 10% a 15% do máximo atualmente possível e são executados em uma ordem específica para criar arquivos BZ2 compactados. A descompactação de um arquivo envolve simplesmente a execução dos processos na pilha na ordem inversa. A alta taxa de compactação dos arquivos BZ2 significa que eles são pequenos, mas podem ser lentos para criar, embora a descompactação seja relativamente rápida, tornando-os ideais para a distribuição de arquivos, especialmente em redes.
Os arquivos BZ2 podem armazenar dados de qualquer tipo, e não é possível saber o conteúdo de um arquivo compactado sem extraí-lo. Aplicativos e arquivos, especialmente para a plataforma UNIX ou Linux, são freqüentemente distribuídos pela web no formato BZ2. No entanto, os arquivos BZ2 devem ser abertos com cuidado, pois embora não possam executar o conteúdo na extração, eles podem conter malware, como um arquivo ou aplicativo infectado.
Os arquivos BZ2 podem ser abertos em sistemas operacionais UNIX e Linux usando o unbzip2 em um prompt de shell. Os arquivos BZ2 também podem ser abertos no Windows usando um aplicativo como WinRAR, WinZip, Bzip2 ou Stuffit, este último também disponível no Mac.
Typical BZ2 application file locations:
- C:\Program Files (x86)\WinRAR\WinRAR.exe "%1"
- "C:\Program Files\WinRAR\WinRAR.exe" "%1"
Frequently used application names to open BZ2 files:
Frequently associated Windows objects:
- WinRAR