Os arquivos AV1 são codecs de streaming de vídeo da Internet. Ele também é conhecido como AOMedia e é suportado por várias organizações como Open Media, Google, Netflix, NVIDIA, Intel, Microsoft, Samsung, Hulu ou Apple e espera-se que se torne um padrão.
O codec é licenciado gratuitamente e totalmente gratuito, o que significa que nenhum provedor de streaming ou desenvolvedor terá que pagar pelo uso em seus produtos. Esse recurso pode fazer com que o codec AV1 se espalhe exponencialmente hoje.
Seu uso é válido tanto para vídeos quanto para imagens e suporta diversos protocolos de compressão, melhorando o desempenho em relação ao padrão HEVC e HEIF, que são codecs licenciados.
É um codec, mas não um contêiner de multimídia, portanto não deve ser confundido. Isso significa que AV1 não afeta o formato do arquivo multimídia, e por exemplo um contêiner .mp4 pode ter seu vídeo compactado com o codec AV1 e, aos olhos do usuário, ainda será um arquivo MP4. O mesmo é válido para imagens.
Em conclusão, AV1 poderá fazer com que os vídeos e imagens hospedados na Internet ocupem menos espaço mantendo a sua qualidade, o que ajudará a poupar dados e largura de banda e assim melhorar a eficiência de milhares de serviços online.