A extensão de arquivo VCF é comumente associada a cartões de visita eletrônicos geralmente enviados por e-mail. Também conhecido como vCards ou VersitCard, o formulário contém informações pessoais (por exemplo, nome, foto, data de nascimento, e-mail, logotipo, cargo e função) de um remetente. Os arquivos escritos com esta extensão podem ser usados em várias plataformas, como Mac, Linux e Windows.
A ideia do vCard foi cunhada em 1995 pelo consórcio Versit. O consórcio é composto por grandes nomes da indústria, incluindo Apple Computers, IBM, Siemens e AT&T Technologies. O vCard foi posteriormente adquirido pelo Internet Mail Consortium em 1996 e foi desenvolvido para atender aos padrões de computação avançada.
As informações que não precisam ser incluídas em um e-mail podem ser adicionadas como anexos usando o formato VCF. O envio de cartões de visita eletrônicos não é possível apenas pela Internet. Também pode ser usado por Bluetooth. Ao usar o vCard, o armazenamento, a importação e a exportação de cartões de visita tornam-se fáceis e confiáveis.
Como uma entidade cheia de informações, os arquivos VCF são os recursos favoritos de worms e vírus que se espalham por e-mail. Esses programas codificados com códigos maliciosos procuram arquivos VCF junto com outros tipos de arquivo para coletar informações sobre sua próxima vítima. Alguns worms e vírus bem conhecidos que usavam arquivos com esta extensão para explorar informações incluem variantes do vírus Sober , que foi visto pela primeira vez em outubro de 2003.
Embora as primeiras formas do worm de e-mail, Sober, não visassem especificamente os arquivos VCF, as formas seguintes do worm continham scripts para localizar arquivos contendo informações que podem ser usadas para espalhar o worm, incluindo arquivos VCF. Centenas de outros worms e vírus realizam tarefas semelhantes em sistemas Windows.
Os arquivos com esta extensão podem ser usados na maioria dos aplicativos de gerenciamento de e-mail e catálogo de endereços. Isso inclui aplicativos Apple Address Book, Microsoft Entourage, Eudora Mail, Microsoft Outlook, Outlook Express e vários outros clientes de e-mail.
Typical VCF application file locations:
- C:\PROGRA~2\MICROS~2\Office12\OUTLOOK.EXE /v "%1"
- "C:\Program Files\Microsoft Office\Office14\OUTLOOK.EXE" /v "%1"
Typical VCF mime types:
- text/x-vcard
Frequently used application names to open VCF files:
Frequently associated Windows objects:
- Outlook.File.vcf
- Outlook.File.vcf.14