Os arquivos SCM podem ter vários aplicativos, aqui estão alguns deles:
O programa de edição de imagem GIMP usa os arquivos de extensão SCM para automatizar ações ou adicionar efeitos artísticos a imagens abertas no editor.
Semelhante a um plugin do Photoshop, mas neste caso, salvo como um arquivo de script.
Neste aplicativo, os arquivos SCM são usados como o mapa do jogo para StarCraft, incluindo alguns tipos de terreno e recursos.
StarCraft é um jogo de estratégia em tempo real criado pela Blizzard Entertainment.
Nesse caso, os arquivos de extensão SCM são do tipo de desenvolvimento de software, pois contêm um código-fonte da linguagem Scheme, desenvolvida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Eles são compatíveis com editores de texto comuns, no entanto, devem ser compilados com um interpretador Scheme, que lê a sintaxe e executa o programa.
Os arquivos SCM podem ser editados com qualquer editor de texto, mas é melhor modificá-los usando um editor que ofereça suporte ao destaque de sintaxe.
As TVs Samsung utilizam arquivos SCM para salvar uma lista de canais salvos pelo usuário, que podem ser extraídos e exportados via conexão USB, com a possibilidade de editá-los com o programa SamyGO.
Os arquivos exportados podem conter informações de estações de cabo e satélite.
Nesse caso, os arquivos SCM são scripts compilados para CLEO, um mecanismo de script de terceiros para Grand Theft Auto: San Andreas.
Por meio desse script em arquivos SCM, os jogadores podem estender os recursos do jogo usando funções personalizadas.
Relacionado ao codec SCM, os arquivos de extensão SCM são usados como arquivos de áudio ou vídeo capazes de conter informações de direitos autorais ou DRM.
Desenvolvido pela SuperMV, uma empresa de pesquisa interativa de áudio e vídeo.
Para abrir e trabalhar com um arquivo SCM, é necessário que você tenha em mente o tipo de arquivo e, portanto, também deve ter um dos seguintes programas instalados: