A extensão de arquivo RM é mais comumente associada a um arquivo multimídia RealMedia, que é um formato de contêiner desenvolvido pela RealNetworks. Os arquivos RM contêm streams de áudio e vídeo compactados em um formato proprietário e são usados principalmente para streaming de mídia pela Internet, embora também possam ser baixados e reproduzidos em reprodutores de mídia autônomos compatíveis.
Os arquivos RM são um formato de contêiner de multimídia que pode transportar fluxos de áudio e vídeo codificados usando os codecs RealAudio e RealVideo proprietários da RealNetwork. Os arquivos RM são semelhantes a outros formatos de contêiner desenvolvidos principalmente para streaming de vídeo pela Internet, como MPEG4, em que ambos os fluxos de vídeo e áudio podem ser fortemente compactados para garantir uma reprodução uniforme na maioria das conexões de Internet. No entanto, os arquivos RM contêm apenas streams codificados usando codecs proprietários da RealNetwork, enquanto formatos como MPEG4 permitem que diferentes streams utilizem formatos diferentes que permitem maior controle sobre a qualidade de áudio e vídeo.
Um arquivo RM pode conter faixas de áudio ou videoclipes e, embora sejam usados com mais frequência para transmitir mídia, também pode ser baixado e reproduzido em um reprodutor de mídia independente. Eles são comumente usados por aplicativos de Internet, como rádio online, pois são um formato amplamente suportado e a alta taxa de compactação os torna adequados para streaming de mídia na maioria das conexões de Internet. Embora o MPEG4 possa fornecer qualidade superior em tamanhos de arquivo semelhantes, os arquivos RM continuam a ser amplamente usados.
Os arquivos RM podem ser abertos usando o software independente de reprodução de mídia da RealNetwork, o RealPlayer. Eles também podem ser abertos em um navegador da Internet, como o Microsoft Internet Explorer ou Mozilla FireFox com o plug-in RealPlayer. Como RM é um formato proprietário, o suporte por meio de outros aplicativos é limitado. Outros aplicativos, como VideoLAN VLC Player, podem abrir alguns arquivos RM, embora o formato seja apenas parcialmente suportado e não haja garantia de que o arquivo seja reproduzido corretamente.