Os arquivos de extensão PRG podem ter vários formatos de aplicativo, alguns dos quais você verá abaixo
Neste caso, o PRG é um arquivo de aplicativo utilizado pelo GEM Desktop (Graphic Environment Manager), antigo sistema operacional lançado em 1988.
O GEM era usado pelos sistemas Atari ST e era um sistema de janelas criado pela Digital Research, Inc. (DRI), para uso com o sistema operacional CP/M em processadores Intel 8088 e para o microprocessador Motorola 68000.
Versões posteriores também funcionaram no DOS.
O GEM é mais conhecido por ser o ambiente gráfico do usuário (GUI) para a série de computadores Atari ST e também foi distribuído com vários computadores compatíveis com IBM PC criados pela Amstrad.
Os programas para GEM foram armazenados em um PRG, semelhante a como um arquivo EXE armazena um programa no Windows.
Neste segundo caso, o arquivo PRG é um programa utilizado por diversos aplicativos.
Como indica sua sigla, o PRG pode ser uma função executável ou um script que pode ser executado dentro de outro programa.
O PRG também pode ser um arquivo de texto contendo código-fonte, que pode ser compilado em um programa executável.
Nesta seção, o arquivo PRG é um arquivo de programa usado por versões DOS mais antigas das variantes dBASE e xBase.
xBase é um sistema de gerenciamento de banco de dados de microcomputador (DBMS) executado em uma plataforma DOS.
O xBase é o único que permite a produção contínua de uma ampla variedade de aplicativos, incluindo aplicativos de middleware, aplicativos da Web e aplicativos de cliente Windows avançados.
Neste caso, o PRG é salvo como um script que pode ser executado com o interpretador dBASE ou xBase.
O PRG pode ser executado sem compilação, o que dá aos desenvolvedores testes mais rápidos.
Aqui, o PRG é um programa escrito na linguagem de programação de robótica RAPID.
Rapid é uma linguagem de programação gratuita baseada em BASIC capaz de gerar aplicações GUI e CONSOLE (incluindo CGI), voltadas principalmente para a robótica.
O Rapid compila o código-fonte BASIC em bytecode, inserindo-o por padrão em um interpretador em execução para que os executáveis sejam independentes.
Também permite compilar apenas como bytecode, em arquivos PRG.
O PRG contém instruções que os robôs automatizados devem seguir.
O PRG pode ser criado no ABB RobotStudio, um aplicativo de simulação e programação de robôs offline.
Nesta seção, o PRG é um arquivo de programa de texto usado pelo Visual FoxPro, um banco de dados e ferramenta de desenvolvimento de aplicativos para Windows.
FoxPro é um sistema de gerenciamento de banco de dados que foi projetado por uma pequena empresa chamada software Fox, apenas para ser posteriormente absorvido pela Microsoft devido ao seu sucesso.
O PRG contém um ou mais comandos que geralmente instruem o FoxPro a carregar um formulário ou janela projetada no software.
Os arquivos PRG permitem que você execute programas no ambiente do Visual FoxPro.
No entanto, eles não são considerados arquivos executáveis no Windows.
Portanto, você deve primeiro compilar o programa em um executável do Windows antes de executá-lo fora do Visual FoxPro.
FoxPro, o antecessor do Visual FoxPro, é uma variante do xBase, portanto, os arquivos FoxPro PRG podem ser semelhantes aos encontrados em outros ambientes de programação do xBase.
O arquivo PRG é um tipo de programa usado pelos samplers da série Akai MPC, como o MPC2000.
É um completo aparelho de produção musical portátil que permite samplear, gravar áudio, manipular sons, gerenciar arranjos, criar ritmos e trabalhar com sequenciamento MIDI, tudo de forma nativa, através de um software próprio.
O PRG contém uma ou mais amostras de áudio, incluindo o nome da amostra e informações MIDI usadas para atribuir as amostras a teclas específicas.
Neste primeiro caso, um arquivo PRG é um arquivo CAD criado pelo PC-DMIS, software de metrologia usado para programar máquinas de medição por coordenadas (CMMs).
O PC-DMIS é a base do EMS, pois é um sistema de programação de metrologia de arquitetura aberta habilitado para CAD.
O PC-DMIS fornece aos usuários as ferramentas necessárias para medir qualquer tipo de geometria em qualquer tipo de peça usando uma ampla variedade de máquinas de medição.
O arquivo PRG armazena um 'programa de peça', que contém instruções para mover a máquina em torno de uma peça física para fazer suas medições.
Os programas de peça PC-DMIS permitem que os projetistas armazenem um programa off-line, em um arquivo PRG, e execute-o no ambiente de software 3D antes de executá-lo com uma máquina de medição por coordenadas real.
Neste último caso, o PRG é um programa executável criado para a antiga plataforma Commodore.
A Commodore é também a empresa americana que fabricou os computadores pessoais com o mesmo nome, dos anos 70 aos anos 90.
Os Commodores eram os computadores pessoais mais populares da época, tornando-se uma das empresas mais importantes naqueles anos.
A Commodore fez o computador desktop mais popular e mais vendido do mundo, o Commodore 64.
O PRG poderia armazenar um dos muitos tipos de programas, mas agora é usado principalmente para preservar jogos antigos para reprodução com software de emulação Commodore, como o CCS64.
Devido à grande variedade de formatos, os arquivos PRG devem ser cuidadosamente verificados quanto à formatação para evitar a tentativa de abri-los com o pacote de software errado, evitando assim danos.
Se você baixou um arquivo PRG no dispositivo Android, pode abri-lo seguindo as etapas abaixo:
Para abrir o arquivo PRG no dispositivo iOS, siga as etapas abaixo: