A extensão de arquivo PLS é mais comumente associada a um arquivo de lista de reprodução multimídia genérico e é compatível com a maioria dos aplicativos de reprodução de mídia. Shoutcasts por streaming, que são essencialmente streams de áudio transmitidos pela Internet, também usam a extensão de arquivo PLS. Embora menos comum, a extensão de arquivo PLS também é usada pelo software de registro de dados PicoLog, que armazena configurações de captura de dados para dispositivos de registro Pico.
As listas de reprodução armazenadas no formato PLS contêm uma lista de referências a faixas de áudio e incluem a localização do arquivo, seu título e a duração. Estes são formatados de forma semelhante ao formato de arquivo INI no sentido de que há um cabeçalho curto que define o arquivo como uma lista de reprodução e o número de faixas que ele contém, seguido pela informação sobre cada faixa na lista de reprodução e, finalmente, o rodapé que contém a versão número. Os arquivos PLS podem armazenar referências a arquivos de áudio armazenados localmente ou em uma rede, bem como fluxos de áudio online. Como a estrutura do arquivo PLS é simples e está disponível gratuitamente, o software de reprodução de multimídia mais popular incorpora suporte para listas de reprodução PLS.
Os arquivos de lista de reprodução PLS são semelhantes ao popular formato de arquivo M3U, embora contenham informações adicionais na forma de títulos e durações de trilhas individuais. No entanto, os arquivos M3U estendidos agora também suportam essas informações de faixa adicionais. Os arquivos PLS podem ser usados para armazenar listas de reprodução de álbuns ou listas personalizadas de faixas de áudio criadas no software de reprodução de mídia. Estes podem então ser salvos e reproduzidos conforme a conveniência do usuário, ou alternativamente compartilhados na Internet ou gravados em disco, dependendo se o conteúdo da lista de reprodução são fluxos de áudio online ou arquivos de áudio salvos localmente.
Você pode abrir arquivos PLS usando software de reprodução de multimídia como iTunes, WinAmp, VLC Player ou Real Player. O Windows Media Player Classic pode abrir arquivos PLS com o codec apropriado, embora não use o formato nativamente. Como os arquivos PLS são armazenados em texto simples, é possível abri-los e editá-los com qualquer software de edição de texto, embora seja mais fácil modificar uma lista de reprodução existente em um reprodutor de mídia apropriado.
Typical PLS application file locations:
- C:\Program Files (x86)\iTunes\iTunes.exe /open "%L"
- "C:\Program Files (x86)\iTunes\iTunes.exe" /play "%L"
Typical PLS mime types:
- audio/scpls
Frequently used application names to open PLS files:
Frequently associated Windows objects:
- iTunes.pls