Um arquivo que possui a extensão MOV é um formato multimídia de contêiner de vídeo MPEG4 desenvolvido pela Apple para uso com o programa QuickTime, usando o algoritmo de compactação proprietário da Apple e introduzido em 1998.
MPEG-4 é um grupo de padrões internacionais para compressão de dados visuais e de áudio digital, sistemas multimídia e formatos de armazenamento de arquivos.
Atualmente, o formato MOV tornou-se um dos arquivos de vídeo mais comuns junto com AVI, MP4 ou WMV, e pode ser usado não apenas em sistemas Apple, mas também em Windows e outros dispositivos multimídia capazes de reproduzir esses arquivos. .
Dentro de um arquivo MOV, você pode armazenar áudio, vídeo e texto em diferentes faixas.
Eles são salvos em um formato QuickTime (QTFF), que é um formato de arquivo de computador usado nativamente pela estrutura do QuickTime.
Devido ao exposto, este formato de arquivo MOV é um pouco menos difundido do que outros mais conhecidos.
De fato, se você não é um usuário muito experiente nesses assuntos, pode se surpreender ao se deparar com um MOV que, por exemplo, chega pelo correio ou baixamos de qualquer site.
E mesmo o seu computador com Windows pode não reconhecer a extensão MOV, pois pode não ter o codec instalado.
Embora o formato MP4 também seja baseado no formato QTFF usado pelos arquivos MOV, existem diferenças notáveis entre eles.
Ambos são formatos de compactação com perdas, o que significa que há partes do arquivo que são cortadas para reduzir o tamanho do arquivo, como resolução, FPS, cores ou frequências de áudio.
Mas existem diferenças notáveis entre os dois, já que os arquivos MOV costumam ter qualidade e tamanho superiores aos arquivos MP4, embora os primeiros não ofereçam o mesmo grau de compatibilidade que os segundos.
O arquivo MP4 é mais comum que o MOV, por isso oferece maior compatibilidade com uma ampla variedade de dispositivos, tanto de software quanto de hardware.
Devido a essas diferenças, cada formato pode ser melhor adaptado às nossas necessidades.
Se queremos salvar um vídeo com maior qualidade, independentemente do espaço de armazenamento, é melhor escolher o formato MOV, enquanto se priorizamos a compatibilidade, certamente devemos escolher o formato MP4.
Como mencionamos, o arquivo MOV foi criado pela Apple para abrir com o QuickTime, mas atualmente é compatível com outros reprodutores.
No Windows, é possível abrir arquivos MOV com a ajuda de um desses players que vêm com o codec apropriado.
No caso do Linux, dependendo da distribuição, eles poderão abrir um arquivo MOV, mesmo com os players padrão.
Embora não se possa afirmar que todos os reprodutores de mídia atuais são capazes de abrir um arquivo MOV, devemos ser capazes de fazê-lo com a maioria.
De fato, algumas das soluções de software que conhecemos mais do que o suficiente e que temos ao nosso alcance são perfeitamente capazes de nos dar essa capacidade de abrir arquivos MOV.
A extensão de arquivo MOV é mais comumente associada a um QuickTime Video Clip, um formato de arquivo contêiner multimídia desenvolvido pela Apple. Os arquivos MOV usam um algoritmo de compactação proprietário e são compatíveis com as plataformas Windows e Mac. Embora muito menos comum, a extensão de arquivo MOV também é usada para denotar um filme de animação do AutoCAD AutoFLIX.
Os arquivos QuickTime MOV são capazes de armazenar duas ou mais faixas, que podem ser áudio, vídeo, texto, gráficos ou efeitos, tornando-os adequados para uma ampla variedade de aplicativos, incluindo edição de vídeo. Cada faixa compreende um fluxo de mídia codificado ou uma referência a um fluxo de mídia localizado em outro arquivo, o que permite a incorporação de mídia existente.
Os arquivos AutoFLIX MOV são usados para armazenar animações e apresentações básicas e são essencialmente uma lista sequencial de comandos que são executados no editor do AutoCAD para exibir uma sequência animada. O AutoFLIX foi desenvolvido para aproveitar a funcionalidade 3D do AutoCAD Release 10, lançado em 1988. A renderização 3D completa também foi possível com a adição do AutoSHADE.
O QuickTime Player pode ser usado para abrir e reproduzir arquivos QuickTime MOV existentes, enquanto o QuickTime Pro pode ser usado para editar e exportar arquivos MOV. O QuickTime Pro também permite que arquivos MOV na web sejam salvos localmente, um recurso nem sempre disponível com o QuickTime Player básico. QuickTime Alternative é um pacote de codecs desenvolvido por terceiros que pode abrir arquivos MOV em outro software de reprodução de mídia, como o Media Player Classic. No entanto, como não é licenciado pela Apple, é possível que nem todos os recursos dos arquivos MOV sejam suportados.
Você pode abrir arquivos AutoFLIX MOV usando AutoFLIX e AutoCAD, ou o programa de apresentação AFEGA, ambos os quais requerem uma plataforma DOS ou emulador para serem executados.
Se você baixou um arquivo MOV no dispositivo Android, pode abri-lo seguindo as etapas abaixo:
Para abrir o arquivo MOV no dispositivo iOS, siga as etapas abaixo:
Typical MOV application file locations:
- C:\Program Files (x86)\iTunes\iTunes.exe /open "%L"
- "C:\Program Files (x86)\iTunes\iTunes.exe" /play "%L"
- C:\Program Files (x86)\QuickTime\QuickTimePlayer.exe "%1"
- "C:\Program Files (x86)\Windows Media Player\wmplayer.exe" /prefetch:6 /Play "%L"
Typical MOV mime types:
- video/quicktime
Frequently used application names to open MOV files:
Frequently associated Windows objects:
- iTunes.mov
- QuickTime.mov
- WMP11.AssocFile.MOV