HEIF é um novo contêiner de imagem atualizado otimizado para JPG ou PNG e também oferece suporte a sequências de imagens como GIFs, vídeo e áudio.
Sua sigla vem de High Efficiency Image File Format e é desenvolvido pela MPEG.
A empresa Apple começou a adotar e oferecer suporte em seus dispositivos e sistemas operacionais mais recentes e o Microsoft Windows também adicionou suporte para HEIF desde a atualização do Windows 10 de abril de 2018.
Este padrão foi projetado para ser um substituto de vários formatos de imagem como o antigo formato JPG, pois oferece uma otimização no tamanho dos arquivos mantendo a mesma qualidade de imagem com maior profundidade de bits, e também a possibilidade de criar sequências de imagens e adicionado áudio.
Com HEIF, as imagens estáticas codificadas no formato de vídeo HVEC (H.265) são armazenadas.
Por enquanto, o novo formato agiliza o uso do Apple Live Photos, que é uma sequência de imagens que dá movimento à foto.
Também possui funções semelhantes ao RAW, sendo capaz de editar certos aspectos da foto sem realizar alterações invasivas ou destrutivas na imagem original, o que significa que você sempre pode restaurar ou retornar à imagem original.
Observação importante: antes do Windows 10 de abril de 2018, os arquivos HEIC de atualização no formato HEIF não podiam ser abertos no Windows sem um aplicativo especial. Mas depois que a atualização do Windows 10 de abril de 2018 foi lançada, você pode apenas clicar no arquivo HEIC em questão e ele será aberto no aplicativo Fotos do Windows com êxito.