Os arquivos com a extensão GPX fornecem uma maneira padrão de trocar e armazenar informações em mapas incorporados em dispositivos GPS, smartphones GPS e computadores.
Graças ao formato GPX, há compatibilidade no software de um dispositivo, que pode ler dados GPS criados em outros dispositivos, até mesmo em diferentes plataformas.
A informação contida em um arquivo GPX é variada e geralmente requer software adequado para lê-la, entretanto um técnico experiente pode ler um arquivo GPX manualmente usando programas simples de edição de texto.
Os arquivos GPX contêm tags XML, o que facilita o acesso a informações críticas, mesmo quando você não tem um software disponível.
Esses arquivos são independentes, portanto, seu formato requer apenas um arquivo que contém todas as informações exigidas pelo software para descrever um conjunto completo de dados do mapa.
Para abrir e operar em um arquivo GPX, você pode usar um software que está disponível e é compatível com qualquer plataforma, como:
Bem como uma grande variedade de softwares esportivos disponíveis para dispositivos móveis.
Os aplicativos móveis acima permitem que os usuários criem e importem arquivos GPX.
Dispositivos GPS portáteis como Garmin e Magellan também usam o formato GPX para salvar dados de mapas e carregá-los de outras fontes.