Os arquivos com a extensão DMP são arquivos de despejo de núcleo e, portanto, estão associados aos sistemas operacionais baseados no Microsoft Windows.
O arquivo DMP registra informações sobre erros ou bugs que podem fazer com que o computador pare de funcionar repentinamente, congele ou fique lento.
A partir do Windows 2000 e posterior, um arquivo DMP é criado sempre que o computador falha.
Os arquivos DMP são armazenados em uma pasta especial no disco rígido, que geralmente fica oculta por motivos de segurança.
Os arquivos DMP não são cumulativos como os logs, portanto, cada arquivo DMP tem um nome exclusivo diferente, de modo que nunca é sobrescrito.
Se houver vários arquivos DMP criados no mesmo dia, cada arquivo incluirá um número de série em seu nome, indicando a ordem de sua criação.
Os arquivos DMP armazenam diferentes tipos de dados sobre os erros encontrados. Eles armazenam uma lista dos drivers carregados no computador, o contexto em que o processador do computador parou de funcionar, bem como a descrição do processo que parou o computador.
Para depuração, o arquivo também contém a pilha de chamadas de modo kernel associadas à parada.
Sim, isso pode ser útil na solução de problemas de sistemas. Para gerar um arquivo DMP, pressione a tecla 'Ctrl' no teclado enquanto pressiona a tecla 'Scroll Lock' duas vezes.
Você verá uma tela de erro intitulada 'Stop' e uma mensagem informando que induziu um 'crash dump'. Você pode então abrir o arquivo DMP em uma ferramenta de depuração do Windows para corrigir o problema.
Typical DMP application file locations:
- "g:\Program Files (x86)\Microsoft Visual Studio 10.0\Common7\IDE\devenv.exe" "%1"
- c:\Program Files (x86)\Microsoft Visual Studio 9.0\Common7\IDE\devenv.exe "%1"
- "C:\Program Files (x86)\Microsoft Visual Studio 9.0\Common7\IDE\devenv.exe" "%1"
Frequently used application names to open DMP files:
Frequently associated Windows objects:
- VisualStudio.dmp.10.0
- VisualStudio.dmp.9.0