A extensão de arquivo CWK é mais comumente associada a um documento ClarisWorks. Claris, a empresa por trás do ClarisWorks, foi comprada pela Apple em 1998 e rebatizou a suíte como AppleWorks, que também usava o formato de arquivo CWK.
ClarisWorks é um conjunto integrado de aplicativos de escritório que foi desenvolvido para uso nas plataformas Macintosh e Windows. O ClarisWorks 1.0 apareceu pela primeira vez no Macintosh em 1991, com uma versão para Windows lançada em 1993, e oferecia processamento de texto, desenho, edição de imagem, planilha, banco de dados e funcionalidade de comunicação de terminal. O ClarisWorks usou a extensão de arquivo CWK, que poderia denotar um documento produzido usando qualquer um desses componentes.
Ao contrário de outras suítes de escritório, o ClarisWorks foi projetado para se integrar perfeitamente, permitindo a incorporação de quadros em outros documentos. Isso significava que desenhos, planilhas ou imagens poderiam ser incorporados a um documento processado em Word, por exemplo. Claris, a empresa por trás do ClarisWorks, tornou-se parte da Apple após o lançamento da versão 5, e o software foi posteriormente rebatizado como AppleWorks 5. Ambos AppleWorks 5 e AppleWorks 6, a última versão a ser lançada, mantiveram o formato de arquivo CWK proprietário, embora fossem capaz de exportar documentos em outros formatos que eram mais amplamente suportados, como os formatos DOC ou XLS da Microsoft. AppleWorks 6 também incluiu suporte para apresentações em detrimento da funcionalidade de comunicação do terminal.
Os arquivos CWK podem conter qualquer coisa, desde um documento processado em texto ou planilha até um banco de dados ou desenho vetorial. Como CWK é um formato binário proprietário, eles não podem ser inspecionados usando um editor de texto e, como tal, a única maneira de determinar o conteúdo de um arquivo é abri-lo usando ClarisWorks ou AppleWorks, dependendo da versão do software em que foi originalmente criado.
Os arquivos CWK podem ser abertos corretamente usando uma versão apropriada do ClarisWorks ou AppleWorks na plataforma Windows ou Macintosh. No entanto, o AppleWorks foi descontinuado em 2007 e não será mais vendido ou desenvolvido, renderizando o CWK como um formato de arquivo legado. Os arquivos CWK podem ser abertos usando o sucessor do AppleWorks, o iWork, embora o suporte seja limitado e a formatação ou os dados do objeto incorporado possam ser perdidos no processo de conversão.