O aplicativo de extensão de arquivo / json é usado para armazenar informações estruturadas em javascript, às vezes chamadas de notação de objeto JavaScript. Esta forma de armazenamento de dados é muito popular e é usada em muitos softwares e aplicativos da Internet. JSON é independente do idioma. Ele se originou de Javascript, mas um número significativo de linguagens de software agora oferece suporte a JSON.
Existem dois padrões que definem o formato de arquivo JSON: RFC 7159 e ECMA-404.
Se você precisar abrir um arquivo com extensão de arquivo JSON ou aplicativo de extensão de arquivo / json, tudo o que você precisa fazer é abri-lo com o Bloco de Notas. Para fazer isso, mova o cursor do mouse sobre o arquivo json no Windows Explorer e pressione o botão direito do mouse. Em um menu pop-up, selecione "Abrir com". Em uma caixa de diálogo que aparecerá, você precisará escolher o Bloco de notas. Isso abrirá o arquivo JSON em modo de texto, o que permitirá que você visualize as informações armazenadas nele. Você também pode modificar e salvar o arquivo JSON do Bloco de notas. Apenas certifique-se de usar a mesma codificação que foi usada para criar o arquivo JSON. Como alternativa, você pode copiar o conteúdo do arquivo JSON para um serviço da web que o exibe de forma estruturada e colorida. Existem vários serviços da web que permitem que você faça isso.
Abaixo está um exemplo de arquivo JSON:
{
"firstName": "John",{
"lastName": "Smith",{
"isAlive": true, {
"age": 25, {
"address": {{
"streetAddress": "21 2nd Street",{
"city": "New York",{
"state": "NY",{
"postalCode": "10021-3100"{
},{
"phoneNumbers": [{
{{
"type": "home",{
"number": "212 555-1234"{
},{
{
"type": "office",
"number": "646 555-4567"
},
{
"type": "mobile",
"number": "123 456-7890"
}
],
"children": [],
"spouse": null
}
O tipo MIME para extensão de arquivo JSON é Application / JSON. Existem também tipos MIME alternativos que ainda são usados para JSON, que são text / json e text / javascript.