Extensão de arquivo VXD é usado para identificar arquivos de driver de dispositivo virtual armazenados em sistemas Windows. Essas formas de arquivos são instaladas em computadores baseados em Windows por meio do sistema operacional ou da instalação de software de terceiros. Os VXD são freqüentemente chamados de Driver de valor agregado e normalmente são encontrados apenas em sistemas Windows, independentemente da versão do sistema operacional.
Os drivers de dispositivo virtual ou arquivos VXD são, na verdade, "arquivos auxiliares" complementares referenciados pelo executável de um aplicativo. O executável principal de um aplicativo acessa as informações armazenadas nos arquivos VXD. As informações são então usadas para iniciar todo o aplicativo corretamente e fornecer suporte para o restante de suas funções pretendidas. No entanto, nem todos os executáveis (arquivos * .exe) de um aplicativo requerem o uso de drivers de dispositivo virtual. Existem muitos aplicativos que não requerem o uso de tais tipos de arquivo, uma vez que não interagem diretamente com os arquivos virtuais do sistema.
Sistemas operacionais anteriores da Microsoft, como Windows 95, Windows 98 e Windows ME, eram conhecidos por conter e usar arquivos VXD como parte de seu processo de inicialização. No Windows 98, um erro envolvendo o VMM32.VXD durante a inicialização do sistema é encontrado principalmente quando o System.ini é modificado como resultado da instalação de determinados drivers de dispositivo de hardware. Este erro pode fazer com que um computador reinicie indefinidamente, a menos que seja abordado com a solução certa. Um problema semelhante também pode ocorrer quando os principais arquivos do sistema de um computador são corrompidos ou desatualizados do Windows XP para o Windows 98 ou ME.
Como qualquer outro arquivo incomum, um usuário pode tentar abrir o arquivo por meio do uso de aplicativos binários como o Bloco de notas por curiosidade. Esta ação é fortemente desencorajada pelos fabricantes de software, uma vez que qualquer alteração feita em tal arquivo pode causar resposta indeterminada do aplicativo. É aconselhável não tocar em nenhum conteúdo escrito em arquivos VXD.
Em alguns sistemas atualizados para executar o suporte da Microsoft Virtual Machine para Java ou aqueles que têm Java instalado, um arquivo VXD pode ser encontrado. O javasup.vxd é instalado automaticamente no sistema e pode ser visto na raiz do sistema. Este arquivo é essencial para o sistema e não deve ser alterado.
Existem também outros aplicativos que usam arquivos VXD como parte de seu pacote. A Symantec, um renomado fabricante de software antivírus, possui vários arquivos VXD instalados no computador host. A maioria dos arquivos é usada para conter atualizações de vírus e definições.
Frequently associated Windows objects:
- vxdfile