A extensão de arquivo VER é mais comumente encontrada no Windows, cujos arquivos são usados para identificar a versão de um aplicativo. Assim, o sufixo VER é uma abreviatura da palavra VERSION cujo conteúdo é único em cada versão. Embora também existam outros programas como TurboTax Installed Version Record e SeeYou Airspace cujos arquivos são creditados com a extensão VER, a extensão é mais popular para uso como descrição de versão. Dependendo do aplicativo que cria essa extensão, ela pode ser acessada em diferentes ambientes, como Windows e Mac.
Uma máquina executando o sistema operacional Windows, como o sempre popular Windows XP e ME, pode conter vários arquivos com a extensão VER. Esses arquivos são principalmente associados a aplicativos do sistema usados pelo sistema operacional para executar várias tarefas. Entre as tarefas abrangidas por esses arquivos está aquela usada pelo Internet Explorer ao criar conexões online. O arquivo phone.ver está incluído na pasta Connection Wizard do Internet Explorer.
Alguns arquivos VER contêm informações simples sobre a versão de um aplicativo. Arquivos mais complexos instalados por aplicativos de terceiros podem conter códigos e comandos que são acessados pelo executável principal do programa. Para ser específico, o Microsoft Visual Studio contém arquivos como ACTIVEX.VER e COMMON.VER que são usados por seus executáveis primários.
Apesar de serem abertos para edição por meio de aplicativos nativos, não é aconselhável modificar esses arquivos. Esses arquivos estão associados a outros arquivos de uma forma ou de outra e qualquer valor nulo inserido no arquivo pode resultar em desempenho indesejável de um aplicativo.
Existem vários aplicativos que podem ser usados para abrir arquivos VER. Alguns desses aplicativos são instalados junto com o sistema operacional. Isso inclui o bloco de notas e o Wordpad, que são instalados automaticamente em um sistema junto com a maioria dos sistemas operacionais Windows. Aplicativos de terceiros e nativos da Microsoft também podem ser instalados em um sistema para renderizar esses arquivos. A instalação de versões do Visual Basic permitirá que um sistema abra arquivos VER, mas será classificado como um módulo.
Os aplicativos What You See Is What You Get (WYSIWYG), como Frontpage e Dreamweaver, também podem ser usados para abrir esses arquivos. Outros arquivos com essa extensão também podem ser abertos usando um navegador, mas apenas para fins de visualização. Por fim, aplicativos de criação de documentos como Microsoft Word e OpenOffice Writer também podem ser usados para abrir esse tipo de arquivo.
Se você baixou um arquivo VER no dispositivo Android, pode abri-lo seguindo as etapas abaixo:
Para abrir o arquivo VER no dispositivo iOS, siga as etapas abaixo: