A extensão do arquivo MAILHOST é usada pelo Microsoft MSN Explorer para armazenar as preferências do usuário para o servidor de e-mail. O arquivo está em um formato proprietário da Microsoft e é necessário para que o MSN funcione corretamente. Você não pode abrir o arquivo MAILHOST e modificar as configurações diretamente. A única maneira de alterar o arquivo MAILHOST é modificar as configurações do aplicativo MSN. O arquivo normalmente será denominado 'MSN # .mailhost', onde '#' é a versão do MSN. Por exemplo, o arquivo seria MSN9.mailhost em sistemas que usam MSN 9. Se esse arquivo for danificado ou excluído, o software do MSN exibirá uma mensagem de erro que pode ser retificada da seguinte forma:
1. No menu Iniciar, escolha Executar ...
2. Digite 'regsvr32 c: progra ~ 1 msn msncorefiles mailui.dll'
Isso deve corrigir o erro e restaurar o arquivo MAILHOST para um estado de funcionamento.
Outra extensão de arquivo relacionada a isso é DOWNLOADHOST, normalmente encontrada apenas no arquivo MSN # .downloadhost. O arquivo DOWNLOADHOST também é instalado com o software MSN e é parcialmente responsável por verificar as preferências de e-mail e rastreamento relacionadas ao download de arquivos através do MSN. Se você tiver um problema com este arquivo, a cura recomendada é semelhante à anterior e é realizada da seguinte forma:
1. Selecione Executar ... no menu Iniciar.
2. Digite 'regsvr32 c: progra ~ 1 msn msncorefiles msnmetal.dll'
Isso deve restaurar o arquivo DOWNLOADHOST e permitir que o software MSN funcione corretamente mais uma vez.
Esses arquivos não podem ser abertos diretamente ou editados manualmente, pois são simplesmente arquivos de configurações usados pelo software MSN. Os comandos acima são os únicos métodos disponíveis no momento para restaurar esses arquivos para um estado de funcionamento.
Normalmente, também existe um arquivo com a extensão MSN, usado para armazenar informações sobre hosts e sites da Internet bloqueados. Por padrão, esse arquivo está localizado no diretório WINDOWS system32 drivers etc e é denominado hosts.msn. Este arquivo foi corrompido ou danificado por vários programas de malware conhecidos para impor restrições ao uso da Internet no computador de destino. Nestes casos, geralmente, reiniciar no modo de segurança e executar uma verificação completa do sistema com software anti-malware será capaz de consertá-lo. Depois que o malware é removido, o arquivo hosts.msn pode ser excluído e substituído pelo arquivo hosts padrão.