Os arquivos de extensão CMP são usados principalmente de acordo com o formato do software PKZip Compression Library. O formato de arquivo CMP foi criado pelo PKWare . O formato de arquivo CMP é, portanto, considerado um arquivo de categoria compactado. PKZIP é um programa para compressão de arquivos, sendo o criador do popular formato de arquivo ZIP. O PKZIP e sua biblioteca de compressão, onde o formato CMP pertence, foram introduzidos pela primeira vez para MS-DOS em 1989. Desde então, versões para outras arquiteturas e sistemas operacionais foram lançados.
Os arquivos CMP também são considerados arquivos de configuração criados por meio do Connection Manager, um conjunto de componentes do sistema operacional Windows que permite aos administradores de sistema configurar perfis de conexão remota do Windows; salvar informações pessoais como nome de usuário, senha e número de telefone para discar.
Dito isso, os arquivos CMP contêm as ferramentas necessárias que permitem aos administradores definir as configurações iniciais para uma conexão dial-up do usuário. O nome completo do Connection Manager é o Connection Manager Administration Kit . Outra opção útil para arquivos CMP é como um módulo de texto criado com o software de preparação de formulários digitais HotDocs . Neste aplicativo, os arquivos CMP salvam cláusulas contendo texto e componentes HotDocs. Os arquivos CMP também são usados no software Siemens Solid Edge e salvam as rotas de cabos e chicotes em um projeto 3D. O programa Solid Edge é um software de projeto CAD tridimensional.