A extensão de arquivo TS é comumente vista em vídeo, áudio e dados cujos fluxos são encapsulados para uso em transmissão digital. O Transmission Stream (TS) é compatível com a especificação MPEG2-Parte 1. Os arquivos TS são, na verdade, dados de HDTV compostos por vários vídeos e áudio mpeg usados e interpretados por sintonizadores digitais. Máquinas com vários sistemas operacionais, como Windows, Mac e Linux, podem ser instaladas com aplicativos que podem abrir esses arquivos.
As placas de TV digital são usadas para capturar streams de HD em um computador. No entanto, os arquivos armazenados por esses cartões são formatados como arquivos TS e não são suportados por muitos aplicativos e reprodutores. Os arquivos TS podem ser convertidos em arquivos MPEG nativos, permitindo que sejam reproduzidos pela maioria dos reprodutores e dispositivos portáteis.
HDTVtoMPEG2 é projetado para realizar essa finalidade, extraindo o conteúdo dos dados e convertendo-os em um arquivo MPEG. Além disso, através do software DreamBox, também é possível converter arquivos TS em formatos que podem ser gravados em DVD.
Nenhum risco está envolvido ao executar arquivos TS em um computador. No entanto, alguns conversores e aplicativos disponíveis gratuitamente para download na Internet podem conter scripts incorporados que podem danificar um computador. Baixar conversores gratuitos não é aconselhável a menos que venha de um provedor legítimo.
A disponibilidade de conversores capazes de extrair arquivos TS agravou a pirataria. Os arquivos TS gravados agora podem ser convertidos livremente em outros formatos e distribuídos ilegalmente, apresentando ameaças de pirataria.
Os arquivos com esta extensão podem ser abertos por meio de diversos aplicativos compatíveis com seus respectivos ambientes. Para máquinas com sistemas operacionais Mac instalados, aplicativos como Apple DVD Player, Squared 5 MPEG Streamclip e VideoLAN VLC media player podem ser instalados para reproduzir arquivos com extensões TS.
Aqueles com sistemas operacionais Windows em execução em suas máquinas, os arquivos TS podem ser acessados por aplicativos, incluindo VideoLAN VLC media player, Squared 5 MPEG Streamclip, VobEdit e VideoReDo. O Windows Media Player padrão pode não conseguir acessar esses arquivos, mesmo com codecs adicionais instalados. O reprodutor de mídia VideoLAN VLC também pode ser instalado em uma máquina Linux para acessar arquivos TS.